Carta do Presidente

Quando falamos de avaliações ou perícias no ramo da engenharia, logo lembramos do IBAPE – instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, hoje referência a nível Nacional. Em Mato Grosso do Sul, o quadro de associados se fortaleceu e hoje possui mais de 100 (cem) profissionais das mais diversas áreas, com elevado grau de especialização e credibilidade.

Na área de Perícias Judiciais, servimos como auxiliares da justiça, assessorando o magistrado na formação de seu convencimento e levando até ele, elementos relativos a fatos que necessitem conhecimentos técnicos nas mais diversas áreas da engenharia.

Na área de avaliações atuamos em avaliações de residências para créditos imobiliários, avaliação de lotes, prédios comerciais, propriedades rurais, glebas e complexos industriais; buscando sempre a determinação do justo valor de mercado e servindo como balizadores em negociações ou garantias.

Na área tributária, elaboramos plantas de valores genéricos, por face de quadra, onde são determinados os valores venais de imóveis para cobranças de IPTU e ITBI.

Junto ao CREA-MS, o IBAPE participa com a indicação de técnicos especializados para Perícias que envolvem o Ministério Público. Participa ainda com a indicação de especialistas na Comissão de Conciliação e Defesa do Consumidor – CECON, onde, com a aplicação de técnicas de mediação e arbitragem são resolvidos, em média, 80% dos casos envolvendo profissionais e proprietários. Neste segmento, criamos no IBAPE, uma câmara de mediação e arbitragem, onde estenderemos este serviço a toda comunidade e não somente aos casos relacionados à área da engenharia.

No mundo globalizado em que vivemos, a sociedade vem cobrando cada vez mais nossa especialização – quem não se atualiza, não consegue competir no mesmo nível, com os outros profissionais que estão no mercado. Em razão disto, nosso maior objetivo sempre foi a especialização dos técnicos associados, pois acreditamos que “O nosso aprimoramento é consequência não somente de nosso aprendizado, mas também do aprimoramento das pessoas que estão a nossa volta”, esta evolução deve ser contínua, pensando não somente em nosso bem estar mas, na comunidade como um todo.

EDUARDO ALEIXO – Presidente